SH-SHIRTES-Seguradora-Consorcio-Imobiliario-2

Como Funciona o Consórcio Imobiliário

Hoje resolvemos falar mais um pouco sobre o consórcio imobiliário. Já teve vontade de ter a casa própria, mas ficou na dúvida sobre qual seria a melhor opção para você? Aluguel, compra à vista, consórcio... Realmente a quantidade de opções pode gerar incerteza, por isso hoje vamos te ajudar a entender mais sobre a opção do consórcio. Saiba mais!

Há quem sonhe com casamentos, carros de luxo, viagens glamurosas. Mas um sonho que alcança uma grande parcela dos brasileiros, sem discriminação, é o da casa própria. Aquele cantinho para chamar de seu, fazer as coisas do seu jeito, pertencer a um lugar, criar raízes. E o consórcio imobiliário pode ser uma ótima opção!

Mas quando chega a hora de tomar a decisão a gente passa a achar tudo mais difícil e acaba adiando os planos, as vezes até por falta de informação. “Quero comprar a minha casa”, mas como fazer isso quando tenho tantos outros compromissos financeiros, ou não tenho um valor guardado pra entrada?

É verdade que comprar um imóvel é um dos maiores investimentos que nós podemos fazer. E é mesmo normal que fiquemos inseguros na hora de fechar negócio. Mas se você está em busca do sonho da casa própria e quer fazer isso sem investir todas as suas finanças de uma só vez, esse texto é para você.

O que é um consórcio imobiliário

Para deixar tudo muito claro, vamos direto ao ponto. Um consórcio imobiliário é um meio de comprar uma casa quando não existe a possibilidade da quitação à vista; nesse modelo, o comprador paga parcelas mensais às seguradoras.

Um consórcio imobiliário lembra um pouco o sistema de aluguel. No aluguel você escolhe o imóvel, o valor a ser pago é definido e você paga mensalmente enquanto mora no imóvel. O consórcio pode ser assim também (pros que são sorteados logo no início), mas diferente do aluguel, as prestações estão na verdade quitando o imóvel que, ao final de um prazo, será seu!

Vamos fazer algumas contas simples? Para isso, precisamos de um personagem fictício; Lucas. Lucas saiu da casa dos pais bem novo, no ano que entrou na faculdade. Ele conseguiu se graduar em engenharia mecânica no ano de 2013 e alugou um apartamento pequeno em Campinas, Região Metropolitana de São Paulo. 

O valor do aluguel é baixo, comparado a outros imóveis da localização; R$970. Morando ali desde 2013 sem contar os reajustes anuais, Lucas pagou um total de R$93.120. E se eu te falar que com esse valor, ele já teria quitado mais da metade de um imóvel que poderia chamar de seu? É assustador, não é?

Os consórcios imobiliários são uma ótima opção para pessoas como o nosso personagem. Ele não consegue pagar um imóvel à vista, por isso preferiu o aluguel, mas não sabia que com aquele valor conseguiria arcar com as parcelas de um consórcio.

É que consórcios não cobram juros, o que facilita ainda mais a compra. No valor de uma parcela está incluso apenas a taxa de administração e para quem pensa em investimento e diz que comprar um apartamento é um gasto, sinto dizer: consórcio imobiliário é um investimento a longo prazo!

SH-SHIRTES-Seguradora-Consorcio-Imobiliario

Como funciona um consórcio imobiliário?

Antes de qualquer coisa, uma análise de crédito será feita de acordo com os dados informados por você. Salário bruto e líquido, estado civil, se possui dependente ou não, são alguns dos pontos considerados quando o seu crédito está sendo analisado. Isso serve para que a seguradora consiga definir, baseada em dados reais, um valor justo para o seu consórcio.

Existem várias opções dentro de um consórcio. Cota, lances e até o uso do fundo de garantia podem agilizar o processo para você. Isso tudo porque não é só você que está querendo a casa própria, tudo bem?

Outras pessoas estão investindo nisso, então através da cota enviada por você mensalmente, o saldo do grupo melhora, adiantando o seu sonho. Os lances também agilizam. Nessa opção você seleciona o valor que irá ofertar e quando contemplado, decide como aquele valor será usado; para reduzir o prazo do plano ou até mesmo reduzindo o valor das parcelas ao abater com o lance ofertado.

Ainda não se encaixa nas opções? Você tem mais de três anos de carteira assinada? O valor do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado para facilitar a compra do seu sonho. As dúvidas quanto ao uso do FGTS  em um consórcio são tantas que a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) criou uma cartilha explicativa. Dá uma olhada!

Com tantas possibilidades, o mercado de consórcios imobiliários tem crescido. Comprar o primeiro imóvel parcelado, sem adesão de juros altíssimos é algo tão viável que conseguimos comprovar! Mesmo com a pandemia, o sistema de consórcios vendeu em 11 meses 1,21 milhão de novas cotas. Os brasileiros cansaram do aluguel e entenderam que consórcio não é esse bicho de sete cabeças. Em 2020, uma a cada cinco compra de imóveis aconteceu por meio do consórcio. É claro que não é um mar de rosas e que é preciso tomar cuidado. ABAC ressalta alguns: conhecer as características do seu grupo de consórcio, atenção ao contrato e pesquisar sobre o assunto antes de assinar o contrato podem te livrar de futuras dores de cabeça. Atente-se as dicas e garanta um consórcio de qualidade.

SH-SHIRTES-Seguradora-Consorcio-Imobiliario-3

Como saber se consórcio de imóveis é para mim?

Aqui vão algumas perguntas para que você descubra sozinho (a) se adquirir um imóvel via consórcio é uma boa opção para você ou não.

  • Tem medo dos juros? Consórcios não fazem adesão de juros nas parcelas.
  • Não tem dinheiro para pagar a entrada? O valor integral do seu imóvel será dividido para que você pague sem haver a necessidade de pagar nada antecipadamente, logo, não precisa separar um valor para isso.
  • Não sabe se consegue pagar? Respira fundo! As seguradoras te darão diversos prazos e planos para que você escolha o que fica melhor para a sua condição financeira. Você pode se planejar sem se prejudicar financeiramente.
  • É seguro? E se me passarem a perna? Todos os consórcios são fiscalizados pelo Banco Central e todos os contratos são regidos por lei, o que garante a segurança que você precisa.

Pronto para dar o próximo passo e investir num consórcio imobiliário? Entre em contato com a nossa equipe e descubra todas as opções que estão disponíveis para você!

Shirtes Pereira, 60, é técnico em edificações e bacharel em administração de empresas e economia(82/84). Em 1979 começou a trabalhar na Itáu Seguradora se tornando empresário oito anos depois, em 1987. Shirtes também é professor da Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG) onde atua desde 2000. É também fundador e mentor do Clube dos Corretores de Seguros da Região de Rio Preto (CORRERP). No seu vasto currículo, conta também com a diretoria regional de Rio Preto do SINCOR-SP (98/2007) e coordenador da comissão técnica da PROMESEG(2007/2014). Além de coordenador e palestrante do Programa Cultura Seguro (2002/2003).

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Scroll to Top
× Olá, em que Posso Ajudar?