SH-SHIRTES-Seguradora-seguro-garantia-2

O Que é o Seguro Garantia e Quem Deve Contratar?

O seguro garantia existe para que você e sua empresa estejam assistidos, sem deixar de lado o seu cliente. Precisando de garantias para o fechamento de contratos? Conheça as modalidades do seguro garantia e descubra as vantagens de cada uma. Quer saber mais? Leia o nosso blog!

O seguro garantia, assim como seguro de vida, seguro-desemprego, seguro celular ou seguro carro, tem como função garantir a assistência devida em casos de transtornos. A modalidade voltada para empresas visa garantir a segurança financeira, mantendo a estabilidade. A contratação do seguro garantia tem crescido bastante no Brasil e isso é algo muito positivo, pois comprova que os empresários estão se atualizando sobre o assunto.

Pequenos empresários podem ter dúvidas sobre essa modalidade de seguro e esse texto é para sanar cada uma delas. Você vai saber quais são as vantagens e desvantagens, média de custos e para quem é indicado o seguro garantia e quais são as modalidades existentes. 

O que é o seguro garantia? Minha empresa precisa dele?

O seguro garantia é um contrato de segurança. Atende necessidade de empresas privadas e de órgãos públicos. Para entender a premissa desse tipo de seguro, vamos a um exemplo. Suponhamos que uma empresa ofereça serviços de limpeza para shoppings e grandes edifícios e o dono dessa empresa (tomador) fecha um contrato para a limpeza de um edifício empresarial que será inaugurado.

O gerente do novo edifício (segurado) concorda com os termos e então o serviço começa a ser a prestado, mas parece que não vai dar tempo de entregar o edifício todo limpo; limpeza de obra é mais difícil. Aí entra a seguradora!

Ela garante ao dono do edifício que o acordo feito será cumprido e caso não seja, apenas a parte inconveniente arque com os custos da quebra do contrato. Usamos os três nomes para que você se habitue a eles. Segurado, tomador e seguradora. Em um seguro garantia essas três partes sempre estarão envolvidas.

O seguro garantia existe por conta do risco presente quando há uma obrigação. A partir do momento que um contrato é assinado, junto com ele é assinado um contrato de risco. Isso mesmo! Um contrato existe apenas 50% de chance de ser cumprido, certo? O seguro garantia existe para que não haja prejuízo. Se o contrato não for cumprido, o valor pago pelo tomador será revertido ao segurado (pessoa que contratou o serviço e correu risco).

Se sua empresa optar pelo seguro garantia, terá o custo das obrigações diminuído, garantindo um lucro maior. Analise: empresa que oferece segurança aos clientes e aumentando o lucro. Quais as chances de isso dar errado?

SH-SHIRTES-Seguradora-seguro-garantia

Quais são as modalidades do seguro garantia e porque devo ter um?

São muitas opções. Garantia para licitações, garantia executante construtor, garantia locatícia, garantia aduaneira, perda ou pagamento de aluguel, garantia permuta, garantia adiantamento de pagamento, judicial trabalhista, cível e tributária. Cabe avaliar cada uma delas e decidir qual é a ideal para a demanda do seu negócio. A garantia para licitações por exemplo certifica que a empresa irá cumprir com o que foi acordado em licitação. Já o seguro garantia aduaneiro garante à Receita Federal que a empresa irá recolher os impostos respeitando a tributação.  

Cada uma das modalidades possui vantagens, mas em geral o seguro garantia evita que você perca dinheiro na hora de garantir algo durante um contrato. O seguro também irá ajudar na organização financeira da empresa, já que o limite de crédito não será utilizado. Sua empresa oferecerá um serviço assegurado enquanto você terá vantagens como essas. Você é um (a) empresário (a) que precisa de garantias para o fechamento de contratos ou até mesmo em foro judicial? Procure um seguro garantia!

SH-SHIRTES-Seguradora-seguro-garantia-3

Minha empresa deve contratar essa modalidade de seguro?

Se você busca otimização financeira sem dor de cabeça na hora do cumprimento das exigências de um contrato, sim! Seguro garantia é para a sua empresa. Isso independe do tamanho. Empresas que zelam pelo bom funcionamento possuem seguro garantia. Não pense como um gasto, mas como uma segurança prevista em lei.

O objetivo é que ninguém saia no prejuízo, mas para isso é preciso contratar uma empresa que saiba o que está fazendo. Como esse tanto de modalidades, apenas um especialista conseguirá te orientar e assessorar na hora de optar pelo melhor para o seu negócio.

Shirtes Pereira, 60, é técnico em edificações e bacharel em administração de empresas e economia(82/84). Em 1979 começou a trabalhar na Itáu Seguradora se tornando empresário oito anos depois, em 1987. Shirtes também é professor da Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG) onde atua desde 2000. É também fundador e mentor do Clube dos Corretores de Seguros da Região de Rio Preto (CORRERP). No seu vasto currículo, conta também com a diretoria regional de Rio Preto do SINCOR-SP (98/2007) e coordenador da comissão técnica da PROMESEG(2007/2014). Além de coordenador e palestrante do Programa Cultura Seguro (2002/2003).

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Scroll to Top
× Olá, em que Posso Ajudar?