SH-Shirtes-Seguros-Seguro-viagem-blog

Seguro Viagem – Como Funciona e Quanto Custa

Não importa o destino das suas férias, o seguro viagem é tão importante quanto qualquer outra modalidade de seguro. Ele protege o turista de imprevistos ou emergências, aos quais estamos sempre suscetíveis, e torna-se ainda mais essencial quando falamos de viagens internacionais.

O seguro viagem é uma modalidade de seguro que tem como principal objetivo proteger o segurado durante os seus dias de lazer e descanso. Com ele, é possível viajar com total tranquilidade e segurança de que, em caso de emergências ou imprevistos diversos durante os dias de seguro contratados, o turista estará amparado por diferentes tipos de cobertura.

Estar longe de casa significa estar fora da nossa zona de conforto. Portanto, ter a proteção de um seguro é a melhor opção para evitar dores de cabeça em momentos que devem ser de alegria e tranquilidade. Essa medida preventiva é essencial para lidar com problemas como extravios de bagagem, acidentes, contração de alguma doença durante o período da viagem, entre outros.

Com o seguro viagem, não será necessário se preocupar com nenhum desses cenários, pois caso um deles aconteça, você será orientado sobre como proceder e protegido pelas coberturas contratadas.

SH-Shirtes-Seguros-Seguro-viagem-passaporte-aviao

Como o seguro viagem funciona

O seguro viagem, normalmente, é feito para viagens com destinos internacionais. Isso porque fora do Brasil os planos de saúde que costumamos contratar em nosso país não são válidos. Mas isso não é uma obrigatoriedade, pois o seguro viagem vai muito além das questões de saúde e pode ser contratado para destinos nacionais também.

Cada tipo de viagem demanda um cuidado muito particular, que varia de acordo com o destino escolhido, o estilo da viagem e da pessoa que vai viajar, a época do ano em que será feita, entre outras características. Devido a isso, o seguro viagem possui diferentes tipos de cobertura que podem ser contempladas na apólice do segurado, protegendo-o de acordo com todas as variáveis citadas.

Esses são apenas alguns exemplos de coberturas de seguro viagem: funeral (em caso de falecimento do segurado durante a viagem), assistência jurídica, bagagem (em caso de extravio, roubo ou furto, dano, entre outros), cancelamento da viagem, assistência médica ou emergência odontológica e regresso antecipado do viajante (seja por motivos pessoais ou emergências globais, a exemplo, a pandemia da covid-19).

Em alguns países, viajar com um seguro viagem é obrigatório, portanto, é imprescindível checar se o seu destino de férias possui esse pré-requisito. Alguns exemplos são: Cuba, Venezuela, Alemanha, Suécia, Noruega, Portugal, Espanha, França, Itália e Irlanda. Em casos mais específicos, esse seguro pode ter uma cobertura mínima, especificada pelo país.

Seguro viagem e a pandemia do coronavírus

Não é segredo para ninguém que a pandemia da covid-19 trouxe diversos prejuízos para as pessoas, a começar pela ameaça à saúde pública. Quando falamos em viagens, muitas pessoas tiveram seus planos adiados pelo avanço da doença e tiveram que cancelar as férias. Além disso, pessoas que estavam fora de seus países de origem precisaram regressar de maneira urgente.

Com a pandemia que estamos enfrentando desde março de 2020, vimos como uma doença é capaz de se alastrar rapidamente por todo o mundo, principalmente quando falamos de um mundo globalizado. Portanto, não temos o controle sobre esse tipo de situação. Nesse sentido, o seguro viagem passou a ser ainda mais essencial, pois protege o turista que estará fora de seus país e, em algum momento, pode precisar retornar com toda a segurança possível.

SH-Shirtes-Seguros-Seguro-viagem-familia-na-praia

Precificação

O valor do seu seguro viagem deve variar de acordo com as coberturas escolhidas para a apólice. Então, quanto mais delas você contratar, maior será o valor a ser pago. Além disso, como citado anteriormente, o destino da viagem pode impactar no valor final do seguro viagem, já que alguns países possuem valor mínimo de cobertura.

O seguro viagem é o tipo de serviço que, em um primeiro momento, pode parecer dispensável. Para economizar, muitas pessoas decidem deixá-lo de lado. É só quando você se depara com um imprevisto em meio a dias que deveriam ser de lazer e descanso que percebe o quão essencial o seguro viagem é, ainda mais quando falamos de destinos internacionais, onde muitas vezes as pessoas não falam a língua do país que estão visitando, portanto, não saberão como se comunicar para resolver imprevistos ou emergências.

O valor de um seguro viagem é muito menor quando comparado a uma consulta médica de emergência em outros países do mundo, por exemplo, principalmente se ela incluir internações ou procedimentos cirúrgicos. Isso principalmente se considerarmos a desvalorização do real frente a outras moedas, como o dólar e o euro.

Se você já tem uma viagem marcada ou pretende marcar, não deixe de preparar o seu seguro viagem de maneira 100% personalizada. Para contratar ou tirar dúvidas sobre o serviço, entre em contato com o time de especialistas da SH Shirtes usando os nossos canais de comunicação.

Estamos à disposição para ajudá-lo a montar o seguro viagem ideal para as suas férias.

Shirtes Pereira, 60, é técnico em edificações e bacharel em administração de empresas e economia(82/84). Em 1979 começou a trabalhar na Itáu Seguradora se tornando empresário oito anos depois, em 1987. Shirtes também é professor da Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG) onde atua desde 2000. É também fundador e mentor do Clube dos Corretores de Seguros da Região de Rio Preto (CORRERP). No seu vasto currículo, conta também com a diretoria regional de Rio Preto do SINCOR-SP (98/2007) e coordenador da comissão técnica da PROMESEG(2007/2014). Além de coordenador e palestrante do Programa Cultura Seguro (2002/2003).

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Scroll to Top
× Olá, em que Posso Ajudar?